Tireoide

Em busca de equilíbrio para sua saúde.

O que é nódulo de tireoide?

É um crescimento de tecido ou um cisto cheio de fluido que forma uma protuberância na glândula tireoide. Os sintomas não são comuns, mas um grande nódulo pode causar dor, rouquidão, ou prejudicar respiração e o ato de engolir (deglutição).

Há riscos graves para quem tem nódulo na tireoide?

Todo nódulo de tireoide deve ser avaliado por um endocrinologista. Isso porque tais nódulos podem ser cancerígenos, o que ocorre em cerca de 8% em homens e em 4% em mulheres. Ou seja, pode-se dizer então que cerca de 90% de todos os nódulos que surgem na tireoide são de característica benigna (não-cancerosa).

Como são diagnosticados os nódulos tireoidianos?

5% dos nódulos da tireoide são encontrados durante um exame físico de rotina. Os demais são encontrados em exames de ultrassonografia.

Caso algum nódulo seja encontrado, o que fará o médico?

Irá pedir a realização de um exame de sangue para saber se a tireoide está funcionando normalmente, além de solicitar ultrassonografias. Às vezes, um nódulo pode ser associado com hipertireoidismo (produção de excesso de hormônio tireoidiano) ou hipotireoidismo (produção insuficiente do hormônio da tireoide).

O exame de sangue é suficiente para saber se o nódulo é cancerígeno?

Não. É preciso obter mais informações e o médico pode recomendar um ou mais dos seguintes testes:

• Ultrassom da tireoide com Doppler Colorido – usado para obter uma imagem exata da glândula que possibilite saber se o nódulo é sólido ou preenchido com fluido (cística). Embora este teste não detecte se o nódulo é canceroso, é muito útil para guiar a agulha para remover as células de nódulos. Este procedimento é chamado de “punção aspirativa por agulha fina guiada pelo ultrassom”.

• Remoção de células ou amostras de fluidos do nódulo por meio de uma agulha fina para elucidar. Este teste é muito útil para a identificação de nódulos cancerosos ou “suspeitos”.

Como são tratados os nódulos da tireoide?

O tratamento depende do tipo de nódulo. Se a aspiração com agulha fina mostrar células cancerosas ou suspeitas, os especialistas geralmente recomendam a cirurgia para remover a glândula. Após a cirurgia, é indicada uma terapia de iodo radioativo, usado para destruir quaisquer células restantes da tireoide.

Se for benigno, é preciso também retirada cirúrgica do nódulo?

Em alguns casos sim. Se forem muito grandes e estejam causando problemas para engolir ou respirar.  Nódulos com funcionamento hiper (produção excessiva de hormônios) quase nunca são cancerosos, mas podem causar hipertireoidismo, o que pode levar a problemas de saúde. Estes nódulos podem ser removidos cirurgicamente ou tratados com iodo radioativo.

Sem recomendação de cirurgia, qual é o caminho de tratamento?

O médico precisa monitorar o nódulo de tireoide a cada 6 a 12 meses. E esse acompanhamento pode envolver um exame físico ou um a realização de ultrassom da tireoide. Ou ambos os procedimentos.  Se o nódulo ficar maior com o tempo, pode ser preciso realizar uma biópsia por agulha fina de repetição.

O que se deve fazer se achar que tem um nódulo de tireoide?

A primeira recomendação é consultar um endocrinologista (especialista em patologias relacionadas com hormônios) para diagnóstico e tratamento. Em seguida, a recomendação é seguir corretamente o tratamento indicado e fazer acompanhamento com o médico, se necessário.

Open chat
1
Olá, como podemos ajudar?