Obesidade e COVID-19

Obesidade é o principal fator de risco nas vítimas com menos de 60 anos

Informação consta em relatório do Ministério da Saúde e tem sido corroborada por análises clínicas e estudos; gravidade entre mais jovens seria diretamente proporcional ao peso.

Fonte: O Estado de São Paulo
Roberta Jansen – 20 de abril de 2020

De acordo com os últimos relatos do governo, existe uma relação importante entre as formas mais graves do novo coronavírus em pessoas jovens e uma outra doença pandêmica de alta prevalência no Brasil: a obesidade. Pelo menos 20% da população do País é considerada obesa e mais da metade dos habitantes está acima do peso normal.

Dados do Ministério da Saúde divulgados há uma semana revelam que a obesidade já é considerada o principal fator de risco nas vítimas da covid-19 com menos de 60 anos – à frente até de problemas respiratórios e cardiológicos. Médicos que estão na linha de frente também já fazem essa constatação.

Pesquisa com 4 mil pacientes com covid-19 em Nova York teve a mesma conclusão

Dois estudos da Universidade de Nova York feitos com milhares de pacientes de covid-19 e divulgados na semana passada também apontam a obesidade como o maior fator de risco para pessoas jovens – mesmo quando elas não têm nenhum outro problema de saúde.

“A condição crônica com a mais forte associação aos casos críticos (da covid-19, quando não se considera a idade avançada) é a obesidade, com, substancialmente, maior prevalência do que qualquer outra doença cardiovascular ou pulmonar”, concluiu Christopher M. Petrilli, da Escola de Medicina Grossman, da Universidade de Nova York, principal autor de um dos maiores estudos já feitos até hoje, reunindo 4,1 mil pacientes de Nova York, atual epicentro da pandemia. O estudo foi publicado online no dia 11 na MedRxic.

Um outro estudo teve como foco os pacientes com menos de 60 anos. O levantamento mostrou que os obesos têm duas vezes mais probabilidade de serem hospitalizados e apresentavam um risco maior de internação numa UTI. A gravidade da Covid-19 em jovens adultos costuma causar muita surpresa e acrescenta “uma nova camada de choque à doença”, segundo a principal autora, Jennifer Lighter.

clínica ana paula costa

Nosso endereço