Hormônios e Saúde

Em busca de equilíbrio para sua saúde.

Hormônios

A produção hormonal no corpo humano é realizada pelas glândulas do sistema endócrino e transmitida via corrente sanguínea para todo o organismo. Podemos afirmar que os hormônios são os mensageiros químicos do seu corpo e representam um processo produtivo vital para sua saúde e bem-estar. Trata-se de um trabalho lento, que acontece ao longo do tempo, afetando processos diferentes, incluindo:

 

  • Crescimento e desenvolvimento
  • Metabolismo – como o seu corpo recebe energia a partir dos alimentos ingeridos
  • Função sexual
  • Reprodução
  • Humor

Hormônios nas crianças e adolescentes

Que papel têm as glândulas endócrinas para crianças e adolescentes?

As glândulas endócrinas produzem, armazenam e secretam hormônios que são realmente importantes para o crescimento de uma criança, especialmente durante a puberdade. Na adolescência, os hormônios desempenham um grande papel no desenvolvimento e na saúde em geral.

Como age o sistema endócrino na passagem entre a infância e o nível adulto?

Nos homens, os testículos produzem testosterona, um hormônio que provoca as mudanças físicas que transformam um menino em um homem adulto. Ao longo da vida, a testosterona ajuda a manter a massa muscular e óssea, a produção de esperma e o desejo sexual. Os ovários das mulheres produzem estrogênio e progesterona, hormônios responsáveis ​​pelo desenvolvimento feminino e pela manutenção da gravidez.

Hormônios na saúde da mulher

Hormônios têm muitos efeitos importantes sobre a saúde feminina, mas vale destacar os sexuais femininos: estrogênio e progesterona. São mais conhecidos por causa de sua influência sobre a função reprodutiva da mulher, desde a menstruação com a gravidez até a menopausa e além. Mas seu corpo também produz e usa muitos outros tipos de hormônios que afetam outros aspectos da sua saúde:  seu nível de energia, peso, humor e muito mais.

Hormônios nos homens

O sistema endócrino desempenha um papel crítico na reprodução humana e sexualidade. Nos homens, os testículos produzem testosterona, um hormônio que provoca as mudanças físicas que transformam um menino em um homem adulto. Ao longo da vida, a testosterona ajuda a manter a massa muscular e óssea, a produção de esperma e o desejo sexual.

Questões de saúde reprodutiva importantes em homens incluem:

  • Preocupações sobre a próstata, incluindo a hiperplasia prostática e o câncer de próstata.
  • Hipogonadismo masculino – doença na qual as gônadas (testículos) não produzem quantidades adequadas de hormônios sexuais, como a testosterona. Além dos hormônios, os testículos podem não produzir espermatozoides adequadamente.
  • Infertilidade masculina – incapacidade de produzir esperma adequado para a reprodução.

 Disfunção sexual

Disfunção erétil – incapacidade de obter ou manter uma ereção suficiente para ter relações sexuais.

Diminuição do desejo ou interesse sexual reduzida – neste caso, o primeiro passo para resolver é obter um diagnóstico preciso. Para isso, consulte um médico especialista, como um endocrinologista, que trata de casos envolvendo problemas reprodutivos. Depois de um diagnóstico, o médico irá descrever suas opções de tratamento. Saiba ainda que muitos problemas podem ser controlados com o uso de terapia hormonal.

clínica ana paula costa

Contato

Nosso endereço

Avenida Brasil, 1955 • Jardim Paulista
11 3801.1550

Open chat
1
Olá, como podemos ajudar?