Hormônios e o coração

O sistema endócrino é uma rede de glândulas e órgãos que produzem, armazenam e secretam hormônios. Ele influencia muitos aspectos do sistema cardiovascular, que incluem o coração e os vasos sanguíneos. Enquanto os hormônios desempenham um papel necessário na manutenção da função cardiovascular saudável, níveis muito elevados de alguns podem contribuir para a doença cardiovascular.

Certos hormônios podem, por exemplo, aumentar a pressão arterial e os níveis de lipídeos no sangue (gorduras, colesterol e triglicérides). Hipertensão (pressão arterial elevada) e dislipidemia (níveis anormais de lipídeos) são fatores de risco para a doença cardíaca e o derrame.

A produção hormonal pode influenciar no funcionamento do sistema cardiológico?

Sim. Enquanto os hormônios desempenham um papel necessário na manutenção da função cardiovascular saudável, níveis muito elevados de alguns podem contribuir para a doença cardiovascular.

Quais seriam as consequências, para o coração, de índice hormonal elevado?

Certos hormônios podem, por exemplo, aumentar a pressão arterial e os níveis de lipídeos no sangue (gorduras, colesterol e triglicérides). Hipertensão e dislipidemia (níveis anormais de lipídeos) são fatores de risco para a doença cardíaca e o derrame. Por isso, o acompanhamento médico é essencial.

O que é risco cardiometabólico?

O termo descreve os riscos de uma pessoa ter coração e vasos sanguíneos danificados quando um ou mais fatores de risco estão presentes.

Quais os problemas que podem surgir com nível alto de gordura no sangue?

Colesterol e outros lipídeos, também chamados gorduras, são importantes para a vida. São componente importante das células vivas. No entanto, níveis elevados podem aumentar o risco de um ataque cardíaco ou doença cardíaca e derrame.

Hormônios e doenças cardíacas

Dislipidemia

É um nível anormal de colesterol e outros lipídeos, também chamados gorduras, no sangue. Lipídeos são importantes para a vida; são componente importante das células vivas. No entanto, níveis elevados podem aumentar o risco de um ataque cardíaco ou doença cardíaca.

Hiperlipidemia

Significa que há altos níveis de gorduras (ou lipídeos) no sangue, o que pode colocar a pessoa em risco de doença cardíaca e derrame.

Hipertensão

Trata-se de pressão sanguínea elevada, uma das principais causas de doenças cardiovasculares. Hipertensão aumenta muito o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e insuficiência renal, o que pode levar à morte.

Triglicerídeos

São um tipo de gordura no sangue e uma importante fonte de energia. Mas níveis altas de presença (uma condição chamada hipertrigliceridemia) podem aumentar o risco de um indivíduo ter pancreatite (inflamação do pâncreas), doenças cardíacas e outros problemas graves.