Estresse engorda ou emagrece
Em busca de equilíbrio para sua saúde.
Estresse engorda ou emagrece ? Todos nós temos consciência do que nos torna gordos: ingerimos mais calorias do que consumimos de energia. Embora seja uma verdade, não responde à pergunta mais interessante:
Por que comemos demais?
Por que às vezes não resistimos àquele pedaço de bolo ou aquela barra de chocolate, mesmo sabendo que iremos nos arrepender alguns instantes depois?
É apenas falta de controle – ou algo mais está acontecendo?
Existem evidências crescentes de que o estresse desempenha um papel significativo no ganho de peso.
O estresse crônico interrompe o sono e altera os níveis saudáveis de açucar no sangue. Isso causa um aumento da fome e provoca uma sensação de conforto após uma ingesta excessiva.
A privação do sono pode tornar os níveis de estresse ainda mais altos e alterar o equilíbrio de açucar no organismo. A permanência desse quadro de estresse por muito tempo, o paciente pode aumentar sua composição de gordura corporal, chegando ao extremo de desenvolver um diabetes tipo 2.
Fique atento e mantenha o estresse sob controle.
Fonte: @bbc.news
Dra. Ana Paula Arruda Camargo Costa
Dra. Ana Paula graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo em Junho de 1993. Fez o período de residência médica em Clínica Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo nos anos de 94 a 95. Dedicou-se também a um período residência médica especializando-se em Endocrinologia e Metabologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de 95 a 97.
É Pós-Graduada na Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo onde também obteve seu título de Doutorado em 2003.