Dúvidas sobre a Obesidade

Dra. Ana Paula Costa aponta 5 dúvidas frequentes em sua clínica quando o assunto é obesidade.

1. Como acontece o ganho de peso?

Há alguns fatores que causam o ganho de peso. Entre eles, alimentação inadequada ou hipercalórica, baixa atividade física, stress, poucas horas de sono; fatores hormonais e influências genéticas e psicológicas.

2. Qual seria a dieta adequada?

A dieta certa é a que encaixa melhor com o indivíduo e seu estilo de vida, obedecendo obviamente algumas orientações básicas. E uma delas é a valorização do café da manhã. Há evidências de que um desjejum pela diminui a compulsão de alimentação no fim do dia e dá maior disposição para a atividade física. Mas deve ser dito que até essa afirmativa não é uma verdade universal para todos.

3. Além de seguir uma dieta, quais são os outros cuidados que podem reduzir o peso?

Recomenda-se uma atividade física regular, boas horas de sono, diminuição ou controle do estresse e diminuição do uso de medicamentos que estimulam o apetite.

4. Existem medicações que podem ser tomadas para baixar o peso?

Existem poucos medicamentos disponíveis e ainda o agravante de ser uma doença causada pela interação de inúmeros fatores, o que dificulta o surgimento de uma “medicação ideal”.

5. Há risco de ganhar peso novamente depois de ter emagrecido?

Sim, pois mecanismos compensatórios fisiológicos, muitas vezes, interpretam mal essa perda de peso do indivíduo e tentam voltar ao estágio inicial. Por isso, a volta ao aumento de peso é uma constante preocupação, o que faz da obesidade uma doença crônica que necessita que o paciente mantenha a disciplina e o controle permanentemente. Por esse motivo, dietas restritivas ou mudanças na rotina diária que não possam ser sustentadas por longo prazo costumam não funcionar.