Benefícios da Atividade Física

Em busca de equilíbrio para sua saúde.

Qual é a importância da atividade física na busca de perda de peso?

É muito importante, embora seja preciso ressaltar que os exercícios têm de ser adotados juntamente com uma dieta alimentar. É essa dupla providência que irá provocar a perda de peso. E o motivo é que, enquanto a comida atende às necessidades energéticas e nutricionais do organismo, os exercícios ativam o metabolismo e favorecem a queima das calorias acumuladas em forma de gordura.

Além da perda de peso, os exercícios trazem outros benefícios?

Sim. Melhoram o humor, trazem ganho de energia e disposição e, muito importante, são importantes aliados no combate à:

  • Depressão – ao se praticar um exercício, acontece uma distração aos estímulos estressores, o que contribui para o relaxamento do corpo e da mente. Além disso, durante a prática, o organismo humano libera hormônios considerados fundamentais no tratamento da depressão, a endorfina e a dopamina;
  • Ansiedade – exercícios causam aumento da produção da serotonina, substância presente no cérebro responsável pelo bem-estar e pelas sensações de prazer do ser humano, além de agir na regulação do sono;
  • Baixa auto-estima – com mais saúde, disposição e energia para encarar o dia a dia, a autoestima se eleva e se consegue mais resistências diante de desafios e obstáculos.

Qual é a explicação para tantos benefícios com os exercícios?

O motivo é porque o músculo é um tecido endócrino. Ou seja, quando realizamos qualquer movimento e contraímos músculos esqueléticos, liberamos vários hormônios, como a interleucina 6 e a irisina, que irão regular diversas funções no tecido adiposo, no sistema vascular, no fígado e no cérebro, principalmente.

Dra. Ana Paula Arruda Camargo Costa

Dra. Ana Paula graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo em Junho de 1993. Fez o período de residência médica em Clínica Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo nos anos de 94 a 95. Dedicou-se também a um período residência médica especializando-se em Endocrinologia e Metabologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de 95 a 97.

É Pós-Graduada na Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo onde também obteve seu título de Doutorado em 2003.

Open chat
1
Olá, como podemos ajudar?